A prematuridade ainda representa uma das principais causas de mortes entre recém-nascidos, e pode estar relacionada a algumas doenças futuras. O pré-natal é indispensável desde as primeiras semanas de gravidez, o acompanhamento é eficiente e capaz de impactar consideravelmente na redução da prematuridade, ou preparar mamãe e bebê caso essa seja uma alternativa de segurança.
É no acompanhamento pré-natal que a gestante recebe orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É feito o monitoramento do peso da mãe e do bebê, para evitar alguns problemas, e é indicado também que a gestante faça reposição de algumas vitaminas essenciais para o desenvolvimento do bebê.
No pré-natal são realizados uma série de exames laboratoriais, (como exames de sangue e ultrassonografias), onde o médico irá identificar os fatores de risco, e problemas que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero, assim mamãe e bebê são assistidos da melhor forma, evitando complicações e surpresas desagradáveis. Caso haja a necessidade de um parto prematuro, com o acompanhamento pré-natal é possível fazer intervenções que preparem o bebê para nascer, como estratégias de neuroproteção e o amadurecimento pulmonar, melhorando assim os resultados no pós natal.
Como vimos, o pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas durante a gravidez, durante o nascimento e durante toda a vida desse futuro ser que está prestes a chegar ao mundo.