A UTI Neonatal é o lugar especializado para cuidar dos bebês recém-nascidos que precisam de cuidados especiais logo após o nascimento, grande parte dos casos é de bebês prematuros, com dificuldade respiratórias, problemas cardíacos, bebês que estão muito abaixo do peso ao nascer, precisam ou passaram por cirurgias que podem exigir cuidados intensivos.
Eles estão ali se desenvolvendo e se tornando aptos a realizar funções essenciais para sua sobrevivência. Muitos profissionais são envolvidos neste processo para oferecer o melhor tratamento a estes recém-nascidos, e é fundamental que os pais participem ativamente desta fase tão delicada, onde o bebê precisa de carinho, onde é feita a ordenha de leite, e em alguns casos amamentação, contato pele a pele e de suas presenças para realizar atividades como a troca de roupinhas, contribuindo assim para que o bebê se recupere mais rápido.
A alta geralmente é prevista ao atingir o peso adequado, idade gestacional maior que 34 semanas, quando conseguir sugar e deglutir, não estiver mais dependente de oxigênio e estar respirando sem dificuldades, condições que variam de acordo com as necessidades de cada bebê. Apesar de serem mais vulneráveis, ao receber alta os bebês já estão mais maduros e prontos para realizar todas estas funções.